ESPORTE MILITAR

Comissão de Desportos da Aeronáutica realiza Campeonato de Pentatlo Aeronáutico

Competição aconteceu entre os dias 1º e 5/11 na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP)
Publicada em: 10/11/2023 11:05
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) realizou o 17º Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico Militar (PAM-BR), na Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga (SP), no período de 01/11 a 05/11. A competição ocorreu em paralelo com o Campeonato Internacional Aberto de Pentatlo Aeronáutico, com o apoio de diversos setores da AFA, especialmente do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, da Divisão Administrativa e do Primeiro Esquadrão de Treinamento Simulador.

O evento teve por objetivo difundir e fomentar a modalidade do Pentatlo Aeronáutico, além de promover treinamento e seleção de novos militares para comporem a equipe brasileira a fim de disputar competições internacionais, como, por exemplo, os Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

O Campeonato de Pentatlo Aeronáutico contou com a presença de 41 militares, sendo 25 militares brasileiros (10 atletas da equipe principal, oficiais e sargentos e 15 Cadetes da AFA) e 16 militares estrangeiros, dos países convidados.

Os cadetes da AFA que concorreram à vaga para integrar a equipe puderam treinar e observar o desempenho e a habilidade dos militares da equipe principal do pentatlo. Após quatro anos sem participações estrangeiras, foram convidados três países para participarem do Campeonato de Pentatlo Aeronáutico: Finlândia, Lituânia e Suécia.

A modalidade foi composta por seis provas: Destreza (Basquete); Tiro com Pistola de Ar; Natação Utilitária; Esgrima; Pista de Obstáculos e Corrida de Orientação. As atividades desenvolvem as capacidades físicas como agilidade, força, coordenação, resistência, precisão, autocontrole e raciocínio. Das seis provas, pontuam as cinco melhores de cada atleta.

Neste ano, o 1º Esquadrão de Treinamento Simulador da AFA realizou a Prova Aérea do PAM-BR e do OPEN, em que também foram utilizados os simuladores modelos T2000, simulando uma navegação à baixa altura com aeronaves modelo T-25. Nessa prova, os Oficiais e Cadetes Aviadores foram divididos em equipes para planejar a navegação aérea entre pontos, em determinado tempo, utilizando checkpoints. Após 30 minutos de planejamento das equipes, o Cadete mais antigo de cada equipe assumiu a função de Piloto e o Oficial, a função de navegador, assim como acontece em competições internacionais, utilizando aeronaves reais.

Classificação

A classificação individual geral feminino do 17º Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico ficou assim: em primeiro lugar a Sargento Especialista em Meteorologia, Ellen Caroline Santos De Souza; em 2º lugar a Cadete Intendente Luana Beatriz Teixeira Leite e, no 3º lugar, a Cadete Aviadora Jullyana Alves Do Nascimento Canedo.

No pódio Individual Geral do Campeonato Open de Pentatlo Aeronáutico ficaram: em 1º lugar Sargento Especialista em Meteorologia, Ellen Caroline Santos De Souza, em 2º lugar o militar finlandês, Sargento Heini Pelto, e em 3º lugar a Cadete Intendente Luana Beatriz Teixeira Leite.

A Sargento Especialista em Meteorologia, Ellen Caroline Santos De Souza, do efetivo da AFA, foi campeã Individual Geral pela terceira vez consecutiva do PAM-BR e também é a atual Campeã Mundial da modalidade, tem história em competições nacionais e internacionais de Pentatlo Aeronáutico e destacou a importância dessa competição para todos os atletas militares. "Através dos resultados podemos observar a consolidação de todo o esforço e dedicação do nosso time. Acredito que estamos numa curva crescente de resultados e no caminho certo para o mundial na Suécia em 2024. Dessa vez, com a participação dos estrangeiros, podemos conhecer nossos adversários e treinar o mais próximo possível da realidade”, afirmou.

Na classificação Individual Geral do 17º Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico, o 1º lugar ficou com Major Aviador Joel Eloi Belo Junior; o 2º lugar com o Tenente Aviador Thiago Goulart Gomes Oliveira e em 3º lugar o Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Damis Da Silva Oliveira.

Já a classificação Individual Geral do Campeonato Open de Pentatlo Aeronáutico ficou da seguinte forma: 1º lugar Major Aviador Joel Eloi Belo Junior; 2º lugar Tenente Aviador Thiago Goulart Gomes Oliveira; e 3º lugar Capitão Justinas Konyautas, da Lituânia.

O Major Aviador Joel Eloi Belo Junior, do efetivo da AFA, integrante da equipe principal do PAM-BR e Campeão Individual Geral das competições OPEN e no 17º PAM-BR, comentou a participação. “A grande motivação é poder representar o Brasil, levar nossa Bandeira e o nome da Força Aérea ao lugar mais alto do pódio e poder competir de igual para igual com Aeronavegantes operacionais de outros países. Isso mostra que estamos no caminho certo”, descreveu.

O Tenente Aviador Thiago Goulart Gomes Oliveira participou no ano de 2022 do Mundial de Pentatlo Aeronáutico e ganhou o prêmio de Atleta Destaque da competição ainda como Cadete. Neste ano de 2023, o oficial participou do campeonato e falou da importância da competição. "Foi uma excelente oportunidade podermos participar do PAM-BR esse ano, principalmente porque teve estrangeiros participando e deu uma noção real do que seria uma competição internacional”, disse.

Para o Chefe da Divisão de Desportos Militares da CDA, Tenente-Coronel Lourival de Souza e Silva Júnior, o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico tem a função e a intenção de estimular o desporto que é típico de Força Aérea. A Academia da Força Aérea tem uma estrutura magnífica e especialmente para capturar os talentos que estão na fase de formação e que serão os futuros atletas da nossa equipe. Concomitante a isso, esse evento também está servindo como  experimento de métodos de organização e elevação de nível do evento como preparação para o mundial de 2025 aqui no Brasil", concluiu.

Fotos: Tenente Daniele Jacovetti / CDA

imagens/original/46501/0467226A_687D_4E38_8F7C_0DDD5FDF4861.JPG
imagens/original/46501/07CD7A72_D8B6_40A8_832A_138E68ACBA39.JPG
imagens/original/46501/2ADBD11C_FFF9_4F03_8312_ED8429E0A0ED.jpg
imagens/original/46501/467CE3EE_1CEC_4AD3_9693_B76A244F72FD.JPG
imagens/original/46501/IMG_8282.jpg
imagens/original/46501/IMG_8432.jpg
imagens/original/46501/IMG_8438.jpg
imagens/original/46501/IMG_8642.jpg
imagens/original/46501/IMG_8664.jpg
imagens/original/46501/IMG_8790.jpg